Características: Esses Dutos são tubulações especialmente desenvolvidas e construídas de acordo com normas internacionais de segurança, para transportar petróleo e seus derivados, como gás, álcool, produtos químicos diversos por distâncias especialmente longas.
O Transporte Dutoviário pode ser dividido em:
Oleodutos: são produtos transportados tais como: petróleo, óleo, combustível, gasolina, querosene, nafta e entre outros.
Minerodutos: Minério de ferro, Concentrado fosfático, Sal-gema entre outros.
Gasodutos: cujo é o transporte de gás natural.
Tipos de Dutos:
Subterrâneos: São aqueles que são enterrados para serem protegidos contra acidentes provocados por outros veículos, máquinas agrícolas e também contra o vandalismo de moradores vizinhos próximos da linha dutoviária.
Aparentes: São aqueles visíveis, o que normalmente acontece nas chegadas e saídas das estações de bombeio, nas estações de carregamento e descarregamento.
Submarinos: São denominados aqueles que a maior parte está submerso no fundo do mar. Este método é mais utilizado no transporte da produção do petróleo de plataformas marítimas.
Desvantagens
Ocorrendo algum tipo de danificações nos dutos, por exemplo, acidentes nas tubulações submersas ocorrem vazamentos assim espalhando o produto que está sendo transportado no mar. Podendo ocorrer danos ambientais.
Empresas com esse Modal
PETROBRÁS: dispõem de extensa rede de oleodutos, gasodutos e polidutos (cerca de 7.000 km ) que interligam campos petrolíferos, terminais marítimos e terrestres, bases de distribuição, fábricas e aeroportos.
CTDUT (Centro de Tecnologia de Dutos): Laboratório que fazem pesquisas destinadas a testes de produtos, equipamentos e sistemas, utilizados na malha dutoviária.
Exemplo de Dutoviário
Gasoduto Bolívia-Brasil o maior da América Latina:
O gasoduto também conhecido como GASBOL, começou a ser construído a partir de 1997 e iniciando sua operação em 1999 transporta o gás natural com início de Santa Cruz de la Sierra , na Bolívia até Canoas-RS, São 3150 km de extensão, sendo 2593 km em solo brasileiro construído nas mais variadas e difíceis condições de passagem, atravessando fazendas, cidades, montanhas, rios, rodovias, cortando 5 estados e respeitando o meio ambiente.
Até a construção deste gasoduto, o Brasil possuía apenas 4,5 mil km de dutos para transporte de gás. Com a obra o investimento de US$ de 2 bilhões o país aumentou em quase 60% esta malha, gerando crescimento econômico em grande parte do país.
Gasoduto Bolívia Brasil:
· 3150 km de extensão – 557 km na Bolívia e 2593 km no Brasil;
· Capacidade de até 30 milhões de m3 de gás por dia;
· Rede de distribuição: tubos de aço carbono de 16 a 32 polegadas de diâmetro;
· Segurança: Monitoramento 24 horas via satélite.
isto é incrivel como pode ser feito este transporte por baixo do mar é incrivel e é bom p/o desenvolvimento do nosso Brasil
ResponderExcluirObrigada por disponibilizar essa informação de forma clara e objetiva.
ResponderExcluirQuais são outras empresas que utilizam o dutoviario e qual a infraestrutura deste modal???
ResponderExcluir